Make your own free website on Tripod.com

Grandes Livros;
Pequenas
Tiragens

Apresentação

A NITPRESS é a primeira editora do Estado do Rio de Janeiro voltada para o mercado de baixas e médias tiragens, baseadas no sistema de impressão offset e observando os mais consagrados padrões de qualidade editorial.

Livros bonitos e de alta durabilidade não são mais privilégio de autores renomados apenas. Graças ao inovador sistema direct plate, capaz de agilizar e ao mesmo tempo reduzir drasticamente os custos do processo de impressão, novos autores, contistas, poetas, professores, jornalistas e literatos de um modo geral já têm acesso a pequenas tiragens, com qualidade e preço bem mais atrativos que os oferecidos pelo sistema de impressão digital, que se apresentava como a única alternativa para este segmento.

Mas estas não são as únicas vantagens de ter um livro editado pela NITPRESS. Um vasto pacote de serviços é colocado à disposição dos autores, que podem contar com apoio para a noite de autógrafos, assessoria de imprensa e divulgação com vistas ao lançamento da obra e até mesmo a possibilidade de uma tiragem extra, a ser distribuída para uma rede de livrarias conveniadas.

Além disso, a editora cuida de todo o processo de registro da obra junto à Biblioteca Nacional, com obtenção do número do ISBN e do respectivo código de barras, a fim de garantir os direitos autorais e a preservação do texto.

Direct Plate

A possibilidade de se conjugar pequenas tiragens com um baixo custo de produção - principal característica da filosofia editorial da NITPRESS - se deve a esta tecnologia. Uma nova chapa de impressão, capaz de ser gravada em poucos segundos, diretamente do programa de editoração eletrônica e sem a necessidade de gerar fotolitos, foi adotada com o objetivo de agilizar o processo gráfico.

Tendo em vista o grande volume de chapas exigido na produção de um livro, este se torna um fator preponderante na formação do custo final da obra. As chapas direct plate, apesar de serem fruto de uma nova tecnologia, apresentam um custo inferior às tradicionais chapas de alumínio, o que, associado ao seu rápido processamento, gera uma grande economia de tempo e de recursos empregados na edição.

Impressão Digital x Offset

Além de proporcionar a melhor qualidade de impressão, o sistema offset tem, sobre o digital, a vantagem de permitir a utilização das mais tradicionais e consagradas técnicas de edição. O autor pode escolher a forma como ele gostaria que fosse feito o livro: com lombada colada ou costurada, encadernação em capa-dura ou tipo brochura, acabamento com laminação ou aplicação de verniz-uv, e ainda a possibilidade de aplicações hot stamp ou de relevo, entre outras, ao passo que os sistemas usuais de impressão digital impõem uma série de restrições à edição (só são possíveis brochuras com lombada colada, por exemplo).

Outro importante diferencial está na relação custo-benefício. Na impressão digital, o preço unitário será sempre constante - faça-se um ou mil exemplares. Se comparado com a tradicional técnica editoral, baseada na impressão offset, ele sequer pode ser considerado um processo industrial, já que se destina à produção de alguns poucos exemplares. No sistema desenvolvido pela NITPRESS, o custo de produção se torna bem mais atrativo do que o da impressão digital, geral-mente em tiragens a partir de 150 exemplares.

ISBN

Além de atender a novos autores e até mesmo escritores veteranos, cujos trabalhos mais recentes podem, através deste novo processo, serem submetidos a uma edição de teste mercadológico antes do lançamento em larga escala, as pequenas tiragens também são ideais para professores que desejem adotar suas próprias obras em sala de aula. E com uma enorme vantagem sobre as tradicionais apostilas reproduzidas em copiadoras, que vai muito além da qualidade e da durabilidade de um livro editado: o direito autoral garatido.

Muitos escritores - entre eles, os autores das apostilas escolares - já passaram pelo dissabor de verem seus textos plagiados. A NITPRESS zela pela preservação dos direitos do autor, que são garantidos mediante o registro na Biblioteca Nacional e a emissão do ISBN (Internatioal Standard Book Number), um sistema internacional padronizado de numeração e identificação de títulos de livros. Trata-se de atributo indispensável atualmente para a comercialização de livros pelas livrarias, também requerido nas bibliotecas.

Terminada a edição, dois exemplares são enviados para serem incorporados ao acervo da Biblioteca Nacional, cumprindo-se, assim, a exigência do depósito legal. A obra estará, então, disponível para consulta e acessível às novas gerações.

Tiragem Extra

Além de oferecer serviços de apoio para o lançamento da obra, como assessoria de imprensa e suporte para organização de uma noite de autógrafos, a NITPRESS faculta ao autor a possibilidade de uma tiragem extra, normalmente em torno de 20% acima da que foi contratada, sem nenhum custo adicional. Estes exemplares a mais são distribuídos e comercializados por uma rede de livrarias conveniadas, sendo o preço de capa estipulado de acordo com os padrões do mercado.

Os autores que tiverem interesse em aderir a este programa serão remunerados com um percentual sobre a venda, compatível com os índices praticados pelo mercado editorial. Além da exposição da obra nestas livrarias, o escritor ainda poderá ser convidado, em função da uma análise da qualidade e aceitação do livro, a se tornar autor contratado da NITPRESS, ampliando os horizontes de sua carreira literária.

Como editar na NITPRESS?

Se você tem um livro inédito, sua melhor oportunidade de publicá-lo é esta. Se possui uma obra esgotada, podemos proporcionar-lhe uma reedição na medida certa para sua inserção no mercado. Se é um professor, não perca a chance de oferece a seus alunos um material didático próprio e de alta qualidade. Mas seja qual for o seu caso, estamos prontos para oferecer-lhe a melhor assessoria editorial.

Entre em contato conosco